segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Consumo consciente nas compras de Natal!

O Natal está chegando e é época em que todos adoram presentear as pessoas queridas. E o Papai Noel entrega os presentes que pedimos. Mas eu posso dizer a vocês que o bom velhinho gostaria de entregar a cada criança somente um presente, ou melhor, somente o necessário.

Sabe por quê?

Para se fazer um objeto novo é necessário retirar matéria-prima do meio ambiente, ou seja, se você pedir de presente um carrinho ou uma boneca de plástico, será preciso retirar petróleo de lá debaixo do oceano, de um lugar bem profundo abaixo da terra e depois ser levado para as fábricas e transformado num lindo brinquedo. Ufa! E todo esse processo gera poluição à natureza.

Mas não há nenhum mal em pedir um presente de Natal, sua lista só não pode ser muito extensa, para evitar que muita matéria-prima seja extraída e mais poluição seja gerada. Essa atitude chama-se consumo consciente.

Vamos ver o que significa?

Consumo consciente: é quando o consumo passa de ser pensado somente na individualidade e leva em conta também os reflexos que ele pode trazer de um modo geral, assim como para o meio ambiente.

Seguem algumas dicas de consumo consciente:

• Peça para que o papai e a mamãe planejem as compras, a dica é comprar menos e melhor;

• Consuma somente o necessário e tente viver com menos;

• Reutilize os produtos;

• Pense nos impactos causados a natureza devido ao seu consumo.

E você ainda pode divulgar o consumo consciente entre seus parentes e colegas. Faça uma campanha sobre o tema em sua escola!

Dessa maneira muito material e recursos naturais podem ser poupados!

Veja as vantagens de não exagerar na lista de presentes:

• Diminui a escassez de recursos naturais;

• Diminui a poluição do ar, água e solo;

• Diminui o acúmulo de lixo com restos de brinquedos velhos e quebrados jogados fora.

Até no Natal você pode cuidar do meio ambiente. Sua atitude faz a diferença!

Seja consciente e fique ligado!

Até a próxima dica, amigos de coleta!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ainda dá tempo de participar! =D

A gente sabe que está todo mundo cheio de trabalhos e em época de prova, não é? Tudo bem! O prazo foi esticado! Agora vocês têm até o dia 07 para enviar suas mensagens e desenhos para o Natal + Verde do Recarga!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Você sabe o que é sustentabilidade?

Olá, amigos de coleta! Tudo bem com vocês? A dica de hoje é ser sustentável. Nossa dica n°11! Certamente vocês já ouviram falar em sustentabilidade. Mas que termo é esse? Alguém sabe o significado?

Hoje vou explicar:

• Sustentabilidade: É a busca pelo desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo a busca pela preservação do meio ambiente. É explorar a natureza de maneira correta.

 

Em outras palavras, significa que, nós, seres-humanos podemos usar os recursos naturais que a Terra oferece como: água, ar, solo, alimentos, mas com cuidado e muito respeito para não acabarmos com tudo, com tanta poluição e desmatamentos. Ou seja, em todas as nossas ações do dia-a-dia, temos sempre que lembrar do meio ambiente e preservá-lo para que possamos viver bem hoje e deixarmos o Planeta Terra preservado para os nossos filhos e todos os outros seres que aqui existem!

Por isso existe o:

• Desenvolvimento Sustentável: É o uso racional dos recursos naturais.

“Atender as necessidades da geração presente, sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.

Ser sustentável é usar somente o necessário e promover o melhor tanto para as pessoas como para o meio ambiente.

Meus amigões de coleta, todas essas palavras significam que devemos cuidar do meio ambiente todos os dias. E vocês já sabem bem como fazer isso. Vamos relembrar?

 

• Poupar energia elétrica;

• Economizar água;

• Separar o lixo reciclável para a coleta seletiva;

• Agendar uma carona para poluir menos o ar;

• Não jogar lixo nas ruas;

• Recusar sacolas plásticas e usar eco bag(s);

• Avisar o papai para não comprar madeira ilegal;

• Não ajudar e sim denunciar a biopirataria;

• Não jogar óleo na pia.

Entre tantas outras dicas que vocês já estão bem ligados!

Com essas atitudes sustentáveis a gente diminui a poluição das ruas, dos rios, dos mares, solo e ar. Ajudando assim a natureza. E os animais ficam mais felizes e aliviados.

E é claro, o meio ambiente agradece!

Abraços elétricos e até a próxima dica!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chegaram os prêmios do concurso!

Clique para ampliar!

Amigos de coleta, vejam que prêmio bacana para equipar a mochila do próximo ano! Professores e alunos ganham agendas, canetas e cadernos ecológicos Moleco!

Como participar?

>> Convido todos vocês a me ajudarem a elaborar um cartão muito legal de boas festas! Ele tem que transmitir muita alegria, muita saúde e muita sustentabilidade para o Planeta!


O que acham? Participem!
Os alunos devem participar enviando desenhos bem bacanas e os professores frases muito motivadoras! Vamos escolher as duas criações mais criativas e amigas da natureza! Podem ser de colégios diferentes! O que vão ganhar?

E-mail para envio: recarga@recargaverde.com.br
Boa sorte para todos! Vamos divulgar os dois ganhadores no dia 02 de Dezembro!


E tem mais: a frase e o desenho vão ser usados em todos os cartões de Natal do Recarga! Legal, né? Os ganhadores também vão receber!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que economizar energia tem a ver com preservar a natureza?

Olá amigos da coleta!

Como já falamos na dica nº2, a gente precisa poupar energia. Mas por quê? O que tem a ver com o nosso ambiente?

Hoje eu vou explicar!

Sabemos que a energia é necessária nas pequenas e grandes cidades, pois a utilizamos no nosso dia-a-dia, para tomar o banho quentinho, assistir televisão, acessar internet, ter claridade em casa e nas ruas durante a noite, entre outras utilidades; a energia elétrica está sempre presente em nossas vidas.

Porém devemos saber que precisamos economizar energia, já que, grande parte da energia que utilizamos é gerada em grandes construções chamadas “Usinas Hidrelétricas”. E quanto mais usarmos energia, maior será a quantidade de usinas hidrelétricas a serem construídas. E elas geram enormes e negativos impactos ao meio ambiente, que ocorrem principalmente na fase da construção e de ocupação da usina.

Veja abaixo alguns impactos:

• Diminuição da correnteza do rio local, alterando o ambiente aquático e provocando a morte de muitos peixinhos;

• A barragem impede a passagem dos peixes e de outros animais que ocorrem por lá e dificulta sua vida tranqüila e natural;

• Em alguns locais, ocorre a água parada e aumenta os riscos e quantidade de mosquitos, como o mosquito da dengue;

• Desmatamento local, fazendo com que os animais que ali moravam tenham que se deslocar obrigatoriamente, ou seja, são obrigados a mudarem de suas casas.

Então como vemos acima, são muitos os impactos causados por uma usina hidrelétrica, responsável por gerar energia para as nossas necessidades diárias.

Mas... Se você ajudar a poupar energia, estará evitando que novas usinas sejam construídas e então, evitando esse grande impacto ambiental. A natureza agradece!

Vamos relembrar como economizar energia?

• Desligue o rádio, a televisão ou o computador se não estiver utilizando-os;
• Não deixe a geladeira aberta;
• Se não estiver no cômodo, apague a luz;
• Use a luz natural para clarear o ambiente, abra as janelas;
• No calor peça para a mamãe utilizar o ventilador ao usar o ar-condicionado. O ventilador também refresca;
• Peça para o papai trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
• Não deixe seus aparelhos eletrônicos em “stand by”. Peça para um adulto tirá-lo da tomada.

E por aí vai!

Assim você poupa energia e diminui o impacto ambiental. Parabéns e fiquem ligados! Até a próxima dica, amigos de coleta!

Abraços elétricos!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Concurso Natal + Verde para alunos e professores!

Amigos de coleta, convido todos vocês a me ajudarem a elaborar um cartão muito legal de  boas festas! Ele tem que transmitir muita alegria, muita saúde e muita sustentabilidade para o Planeta!

O que acham? Participem!

Os alunos devem participar enviando desenhos bem bacanas e os professores frases muito motivadoras! Vamos escolher as duas criações mais criativas e amigas da natureza! Podem ser de colégios diferentes! O que vão ganhar? Um kit muito legal recheado de cadernos e agendas ecológicos Moleco! Assim, já começam o ano com o material completo e mais verde!

E-mail para envio: recarga@recargaverde.com.br

Boa sorte para todos! Vamos divulgar os dois ganhadores no dia 02 de Dezembro!


 
E tem mais: a frase e o desenho vão ser usados em todos os cartões de Natal do Recarga! Legal, né? Os ganhadores também vão receber!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lugar de óleo é bem longe da pia!



Amigões de coleta, tudo bem com vocês? É hora de nova dica do manual! Já estamos na dica n°10, estão acompanhando? A boa prática de hoje está relacionada à reciclagem de óleo de cozinha. Onde você o descarta?

Estamos falando daquele óleo que sobra na panela após a fritura de salgados e bolinhos, sabem? É esse mesmo que jamais pode ser jogado no ralo da pia, pois vai direto a rede de esgoto e contamina e muito a água dos rios, fazendo com que os peixes e outros animais morram por falta de ar, já que o óleo impede que os bichos respirem debaixo d’água e também atrapalha que a luz do sol ultrapasse essa camada, tornando os rios mais escuros e poluídos. Quanto problemão, não é?

Tem mais! Toda essa água dos rios vai parar nos oceanos e assim a poluição vai para longe e a natureza fica prejudicada. Acompanhem o tamanho do estrago! Mas, você que é meu amigo de coleta e amigo da natureza pode ajudar a mudar essa história!

• Sempre que sobrar óleo na panela, deixe esfriar e depois peça para um adulto colocar em um recipiente fechado (pode ser um vidro reutilizado ou mesmo uma PET) e entregar em um ecoponto ou ONG’s que recolham óleo.

Você já estará fazendo a sua parte!

Com essa prática, já estará colaborando um montão!

• O óleo coletado pode ser transformado em energia renovável, ou seja, biocombustível, que polui pouco o meio ambiente;

• Os rios ficarão menos poluídos e os animais mais saudáveis.

*Curiosidade*

1 litro de óleo contamina até 25 mil litros de água.
Agora já sabem: óleo usado é óleo reciclado!

Abraços elétricos e até a próxima dica, pessoal!

Mais sites para pesquisa:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha1.html
http://saopaulourgente.blogspot.com/2009/06/como-voce-descarta-oleo-de-cozinha.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...