quinta-feira, 28 de abril de 2011

Horta em casa! Curiosidades e dicas legais!

Olá, amigos da coleta! Como estão? Que tal ir em busca de pá, terra e sementes e fazer um jardim funcional?


Ter uma horta na varanda ou na cozinha parece ser super legal! Então essa será a dica de hoje!

Ter um jardim em casa é sempre agradável, traz frescor ao ambiente e deixa tudo mais bonito! E o mais interessante é que no mesmo espaço podemos fazer um jardim de hortaliças ou uma horta.

Você vai precisar de:


• Sementes de sua escolha: cominho, salsa, coentro, manjericão, hortelã, cebolinha, alface e de outras verduras que queira cultivar
• Vasos, jardineiras ou pets
• Terra adubada


A dica ecologicamente correta é: ao invés de comprar vasos, reutilize garrafas Pet! (Mas se você já tiver vasinhos ou potes de sorvete, também são muito bem vindos!) Corte-as ao meio e utilize a parte debaixo e faça furinhos para a água escorrer e não encharcar os vegetais. Escolha diferentes tipos e tamanhos de recipientes. Fica muito legal! Coloque a terra nos vasos, depois cubra as sementes com terra e regue! =)


Outra maneira interessante de fazer o jardim funcional é com caixotes de madeira. Olha só como ficou a minha na imagem! Peça para um adulto tapar os lados, preencha com terra e comece o plantio!

Curiosidades interessantes:


• A salsa é uma planta da família da Apiaceace e é recomendado que seu cultivo seja isolado, ou seja, use um vaso somente para esta espécie, pois, elas são alelopáticas. Traduzindo: quando plantadas junto com outras espécies, a salsa inibe o crescimento delas.
• Em algumas regiões, o alecrim pode se desenvolver até 1m. Então escolha um vaso bem grande ou um local espaçoso para esta espécie (Rosmarinus officinalis)

• A hortelã, o orégano e o tomilho beneficiam plantas vizinhas, pois, repelem insetos maléficos como os pulgões e atraem insetos benéficos como as joaninhas!

Dica - Utilize vasos de 30cm para:


• Hortelã (Mentha) e
• Manjerona (Origanum majariona)

Utilize vasos de 15cm para:


• Orégano (Origanum vulgare)
• Tomilho (Thymus vulgaris)

Certifique-se de que sua horta esteja num local iluminado  e não esqueça de regar. Caso a sua casa não tenha áreas tão iluminadas, o jeito é usar lâmpadas fluorescentes do tipo – Day ligth. Mas só se necessário, ok? Você deverá utilizar suporte que mantenha a luz afastada da planta em torno de 45cm. Assim você pode ter uma mini horta dentro da cozinha!

Dessa maneira, dá pra cultivar uma horta saudável, livre de agrotóxicos que não fazem mal à saúde e não polui o meio ambiente. A natureza abre um sorrisão!


Ensine para a mamãe, papai, para a vovó, eles vão adorar a ideia de ter uma horta dentro de casa. Escolha o local e mãos à obra.


Abraços elétricos e até a próxima, pessoal!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Camada de Ozônio: importância e cuidados! ;)

Olá olá, amigos da coleta! Como estão? A dica de hoje é: Como cuidar da Camada de Ozônio! Mas... O que é camada de ozônio?

É uma camada de gás O3 (ozônio), que está situada na estratosfera, entre 15 e 50 km de altitude e tem a capacidade de bloquear radiações solares, principalmente a radiação ultravioleta – UV, impedindo que altos níveis atinjam a superfície da Terra. Uau! Ela é muito importante!

Pois, o excesso de raio ultravioleta pode trazer muitos malefícios para nós, por exemplo:

• Aumenta a incidência de câncer de pele

• Destrói ou inibe o crescimento de espécies vegetais

• Reduz safras agrícolas

• Impede que plânctons realizem fotossíntese

Enfim, afeta todo o ecossistema. E a camada de ozônio é um filtro a favor da vida!

Por que ela está sendo destruída?

Algumas substâncias químicas destroem o gás ozônio quando entram em contato com ele, como o Co2 – Dióxido de carbono e òxidos nítricos que são expelidos pelos exaustores dos veículos. E o CFC – Clorofluorcarbonos, encontrado em produtos aerossóis e equipamento de refrigeração, como a geladeira.

O Processo:

Quando o CFC chega à atmosfera reage com o Ozônio e desintegra esta partícula, e libera o cloro que transforma o O3(ozônio) em O2 (oxigênio).

E o que acontece é que a Camada de Ozônio que protege a Terra vai diminuindo aos poucos.

Você sabia que:

• Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio

• O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) calcula que cada 1% de perda da camada de ozônio causa 150 mil novos casos de malefícios aos seres-humanos

• Desde que o Protocolo de Monte real foi assinado, em 1987, a produção de CFC diminuiu 77%. Que bom!

E nós amigos da coleta, também podemos ajudar a salvar a camada de ozônio. Com atitudes ecologicamente corretas:

• Diminuir ou eliminar o uso de produtos aerossóis que contenham o CFC:

Como o desodorante em spray, veneno para matar insetos, extintores. As embalagens que não contém CFC possuem um selo.

• Diminuir a emissão de dióxido de carbono e óxidos nítricos:

Sempre que possível vá aos locais a pé, de bicicleta ou transporte coletivo.

Avise o papai e a mamãe para dar carona os amigos da escola. Lembram do rodízio de carona? Agora vamos praticar estas atitudes e ajudar o Planeta!

Abraços elétricos e até a próxima!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

RV em destaque: Blog Logística Reversa e Sustentabilidade!


O Projeto Recarga Verde ganhou hoje post especial no ótimo blog sobre Logística Reversa e Sustentabilidade da Engenheira Doutoranda Patrícia Guarnieri. Ficamos honrados com o destaque! O Recarga vibrou e gostaria de compartilhar com todos os amigos de coleta! Para conferirem a publicação, cliquem aqui.


Agradecemos o apoio da Patrícia Guarnieri e a convidamos a fazer parte de nosso conteúdo! Em breve, teremos uma entrevista por aqui e no blog Particpe&Recicle! Aguardem, amigos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dica de leitura do Recarga: "Por que economizar água"?


Hoje a dica de leitura é bem bacana para o Ensino Infantil e Fundamental I, amigos de coleta! "Por que ecomomiza água?" traz sugestões de consumo consiente em meio a uma historinha bastante divertida. Todo ilustrado e com ótimas dicas para as crianças, pais e professores!

Querem conferir uma delas?
Use um regador para molhar as plantas e jardim em vez da mangueira!

Já praticavam essa, não é?

Aprovei a leitura! Acho que vocês também iriam adorar! O livro é da Editora Scipione,  dos autores Jen Green e Mike Gordon.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

De onde vem o plástico?


Olá amigos da coleta! Como vão? Tenho certeza que todos vocês já foram ao supermercado com a mamãe, já foram a uma loja de brinquedos, de artigos para festa, de material escolar e muitos outros lugares onde encontraram grande quantidade de sacolas plásticas, copos, pratos, brinquedos e muito mais. Já repararam quantos objetos e materiais são feitos de plástico? Pois é, muita coisa! Até o envólucro da pilha e bateria, não é?

E, afinal, de onde vem o plástico?

O plástico é feito a partir da matéria-prima chamada petróleo.

Petróleo: Recursos natural, não-renovável, esgotável, composto por matéria orgânica, encontrada bem, mas bem abaixo do nosso solo e no fundo dos oceanos e também serve como combustível.

Então, o petróleo é extraído da natureza para a fabricação do plástico.

E como o plástico é feito?
Ele é produzido através de um processo chamado polimerização, que proporciona a união química de manômeros para a formação de polímeros. Traduzindo: Numa indústria os diferentes compostos do petróleo são separados, e destes, pequenas partículas se juntam num processo químico e formam o plástico. Pronto!

Mas nós sabemos o que fazer com este material quando o descartamos, não é mesmo?

Separar direto para a coleta seletiva e posteriormente para a reciclagem!

Para evitar:

• O acúmulo de lixo nos aterros sanitários
• Extração de maior quantidade de matéria prima
• Poluição urbana e enchentes
• Poluição dos rios, mares e suas conseqüências

Ou seja, poluição do meio ambiente de modo geral.

Utilize eco-bags! Você sabia que:

• No Brasil, somente 15% do total de plástico produzido é reciclado
• A reciclagem do plástico exige somente cerca de 10% da energia utilizada no processo primário
• A fabricação do plástico reciclado economiza 70% de energia. Uau!

Os plásticos recicláveis são: Embalagens de alimento, garrafas PET, tubulações, vasilhas, recipientes domésticos, sacolas, plástico do envólucro das pilhas e baterias, cerdas de vassoura e de escova e potes plásticos. Vamos reciclar!

Agora vocês já sabem de onde vem o plástico, como ele é feito e os motivos para reduzir seu uso e separar para a reciclagem. Conto com vocês para cumprir esta lição! Reduzir, reutilizar e reciclar sempre!

Fiquem ligados nesta dica, pessoal! E vamos continuar reprocessando nossas pilhas! (Aqui você relembra como é todo o processo!)

Abraços elétricos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...