Olá amigos da coleta! Como vão? Tenho certeza que todos vocês já foram ao supermercado com a mamãe, já foram a uma loja de brinquedos, de artigos para festa, de material escolar e muitos outros lugares onde encontraram grande quantidade de sacolas plásticas, copos, pratos, brinquedos e muito mais. Já repararam quantos objetos e materiais são feitos de plástico? Pois é, muita coisa! Até o envólucro da pilha e bateria, não é?
E, afinal, de onde vem o plástico?
O plástico é feito a partir da matéria-prima chamada petróleo.
• Petróleo: Recursos natural, não-renovável, esgotável, composto por matéria orgânica, encontrada bem, mas bem abaixo do nosso solo e no fundo dos oceanos e também serve como combustível.
Então, o petróleo é extraído da natureza para a fabricação do plástico.
E como o plástico é feito?
Ele é produzido através de um processo chamado polimerização, que proporciona a união química de manômeros para a formação de polímeros. Traduzindo: Numa indústria os diferentes compostos do petróleo são separados, e destes, pequenas partículas se juntam num processo químico e formam o plástico. Pronto!
Mas nós sabemos o que fazer com este material quando o descartamos, não é mesmo?
Separar direto para a coleta seletiva e posteriormente para a reciclagem!
Para evitar:
• O acúmulo de lixo nos aterros sanitários
• Extração de maior quantidade de matéria prima
• Poluição urbana e enchentes
• Poluição dos rios, mares e suas conseqüências
Ou seja, poluição do meio ambiente de modo geral.
Utilize eco-bags! Você sabia que:
• No Brasil, somente 15% do total de plástico produzido é reciclado
• A reciclagem do plástico exige somente cerca de 10% da energia utilizada no processo primário
• A fabricação do plástico reciclado economiza 70% de energia. Uau!
Os plásticos recicláveis são: Embalagens de alimento, garrafas PET, tubulações, vasilhas, recipientes domésticos, sacolas, plástico do envólucro das pilhas e baterias, cerdas de vassoura e de escova e potes plásticos. Vamos reciclar!
Agora vocês já sabem de onde vem o plástico, como ele é feito e os motivos para reduzir seu uso e separar para a reciclagem. Conto com vocês para cumprir esta lição! Reduzir, reutilizar e reciclar sempre!
Fiquem ligados nesta dica, pessoal! E vamos continuar reprocessando nossas pilhas! (Aqui você relembra como é todo o processo!)
Abraços elétricos!
gostei muito
ResponderExcluirajudo
ResponderExcluir