Olá, amigos de coleta! Como estão? Imagino que todos vocês utilizemm muuuuito o computador, a internet e todos os seus aplicativos e acessórios para estudar, fazer trabalhos, escutar música e se divertir vendo fotos, não é? E precisam de um local para guardar todos esses arquivos, certo?!
O melhor a se fazer é armazenar os arquivos em pen drive, Mp3, aparelhos compatíveis ou até mesmo no computador e em sistemas de compartilhamento em rede, amigos! Além de serem mais eficientes, estes são menos poluentes ao meio ambiente, pois, neles cabem mais arquivos e não é preciso ficar comprando novos CDs e DVDs, onde o espaço de armazenamento é menor... Levando à compra excessiva gerando cada vez mais lixo. Nada bom, não é mesmo?
Os CDs e DVDs surgiram para poupar os gastos do papel e fitas magnéticas. Mas...Atualmente, com tantas possibilidades reutilizáveis, será que não podemos evitar o uso de novos produtos constantemente?
Como é feito o CD?
1) São produzidos com policarboneto, ou seja, uma camada plástica fina e transparente
2) Depois, em um dos lados do CD, é aplicada um camada bem fina de alumínio e prata, onde posteriormente serão armazenados os dados
3) Por fim, uma camada de acrílico acima do alumínio, e pronto!
É possível reciclar tudo isso?
Sim! A reciclagem de CDs já acontece em países desenvolvidos, porém, grande parte ainda é descartada inadequadamente e vai parar nos aterros sanitários.
Processo de reciclagem:
• Primeiro acontece à eliminação de impurezas e embalagens plásticas indesejáveis, essa é a triagem
• Os CDs que passaram pela triagem são moídos e depois lavados com uma solução química para remoção da camada metálica, essa solução é separada e reutilizada no processo
• Depois de moídos os CDs são enxaguados e podem ser reutilizados na fabricação de ouros artefatos plásticos
Curiosidades:
• A “Software Manufacture’s Association” (USA) estima que menos de 30% das mídias são recicladas
• Nos CDs, encontram-se materiais que podem levar mais de 450 anos para se decompor na natureza
Então, lembre-se de sempre salvar seus arquivos em aparelhos que podem ser reutilizados várias vezes e se algum dia eles não funcionarem mais (depois do reparo!), levem-os também para um posto do Recarga Verde para serem reprocessados!
Optem sempre pelos materiais reutilizáveis e boas práticas sustentáveis que causem menos poluição ao meio ambiente. Seja um amigo de coleta!
Fiquem ligados nesta dica, pessoal! Abraços elétricos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário