Olá, amigos! Como estão?
Quantos brinquedos eletrônicos, câmera fotográfica ou aparelhos que precisem de pilha para funcionar têm na casa de vocês? E claro, já percebeu que depois de algum tempo de uso sempre acaba a carga da pilha? E você, amigo de coleta já sabe que o ideal é utilizar pilha recarregável, ao invés de pilha descartável, para não aumentar a geração de lixo eletrônico!
Mas... Será que já sabe como funcionam as pilhas recarregáveis? Vou explicar!
Mas... Será que já sabe como funcionam as pilhas recarregáveis? Vou explicar!
A pilha recarregável possui uma composição que permite o recebimento de carga pela energia elétrica.
A recarga: No processo de recarga, a corrente elétrica passa pelo carregador e a composição química inserida na pilha faz com que essa energia seja recebida e armazenada. Então, basta colocar o carregador na tomada juntamente com as pilhas e aguardar sinal de aviso de carga completa. Cuidado com o dedo na tomada para não levar choque!
Atualmente as pilhas recarregáveis mais comuns no mercado são:
• NIMH: Níquel – Metal Hydride ou Níquel Metal Hidreto
• Lilon: Lithium íon ou Lítio íon
Essas composições são mais vantajosas, pois suportam muitas recargas e possuem maior tempo de vida comparada com outras recarregáveis ou descartáveis. Além disso, são menos poluentes, porque não possuem metais pesados, como o cádmio.
Curiosidades:
• A capacidade de energia das pilhas é medida em miliampéres – mAh. Com esta medida é possível medir a duração da pilha, observando o consumo do aparelho.
• As pilhas recarregáveis possuem vida útil média de 1000 recargas
• A duração de sua carga varia de acordo com o consumo do equipamento
Tome nota!
Os carregadores são responsáveis pela velocidade do processo de carregamento, quanto mais rápido a pilha for carregada maior é o calor gerado! Se a temperatura for muito alta a pilha pode vazar, sem contar que pilhas falsas podem até abrir ou explodir.
Então, optem por carregadores mais lentos e pilhas originais. É mais seguro!
Recomendações para maior tempo de vida útil de sua pilha:
• Evite exposição ao calor
• Evite impactos – quedas!
• Utilize carregador de boa qualidade
E quando a pilha não tiver mais utilidade, descarte-a de forma adequada e evite a contaminação do meio ambiente e geração de resíduo.
Os amigos da coleta já sabem, o reprocessamento de pilhas é a melhor opção! Dessa maneira, seus componentes podem ser reciclados e reaproveitados. Sais metálicos podem se tornar tintas para cerâmica e muita sucata plástica e metálica vai ganhar novos usos!
Fique ligado nesta dica e faça a sua parte!
Abraços elétricos e até a próxima dica!
Tenho um par de pilhas da sony que o manual diz que ela tem que ser carregada por 6 horas, deixei ela carregando por 15 horas, qual é o problema de eu acabar esquecendo as pilhas carregando? isso estraga a pilha ou o carregador? quais são as consequências?
ResponderExcluir