quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Blog do Moleco destaca nossa coleta!


Saiu na mídia! O blog da marca de cadernos ecológicos Moleco, que sempre está à procura de práticas sustentáveis e boas novidades e serviços ambientais, ressaltou o nosso projeto!

Vale a pena conferir! Aproveitem para passear pelo blog. O Recarga indica! Há muitas boas sugestões por lá!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dica n°9 do Manual: coleta seletiva sempre!


A gente fala muito sobre coleta de pilhas, baterias e outros materiais eletrônicos, não é?

Mas você sabe a importância da coleta seletiva em geral? Essa é a nossa dica n°9!


Já que o meio ambiente é fundamental para a vida de todos os seres, temos que tomar conta dele. E fazer a separação dos materiais para a coleta seletiva é uma das nossas funções!

Veja o porquê:


Todos os dias nós, seres humanos, geramos lixo devido as nossas atividades diárias. Por exemplo:


• Quando nos alimentamos: Sobra o saquinho do pão, a caixa do leite, a lata do achocolatado, a embalagem do macarrão, a caixinha do suco, o papel da bala e muitos outros.
• Quando fazemos a higiene pessoal: Sobra a embalagem do shampoo, do sabonete, do creme dental, entre outros.
• Quando brincamos: Sobra a caixa de embalagem de onde veio o carrinho, a boneca, o plástico que embalava a bola.

Enfim, são várias as atividades em que geramos lixo sólido. Mas eu tenho uma dica ótima para o destino desses materiais!!! Devemos separá-los em casa, na escola, nos parques e sempre que possível.

O que a gente deve fazer?
É preciso guardar todos esses materiais que podem ser recicláveis, como o: papel, plástico, vidro e metal. Separá-los e levá-los à um posto de coleta seletiva,colocar na lixeira de materiais recicláveis ou aguardar o caminhão da coleta seletiva passar e levar tudo o que você separou e assim estaremos ajudando a natureza.

Sabe o motivo?
Veja as vantagens da reciclagem:

• Diminui a poluição do solo e do ar;

• Diminui os gastos de matéria-prima, de água e de energia nos processos de fabricação;

• Diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários;

Com simples atitudes podemos ajudar muito a natureza!

*Curiosidade*:

100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo que poluiria o ar.

Até a próxima dica, amigões de coleta!

Fontes para pesquisa:
http://ecopratico.com.br/blog/2009/04/a-importancia-da-coleta-seletiva/
http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.html

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como acontece o reprocessamento? + Reciclagem de papel!


Olá, amigos de coleta! Como vão todos? Sei que temos sempre novos visitantes por aqui, então, gostaria de apresentar o nosso cartaz sobre o reprocessamento de pilhas e baterias! É muito legal aprender o seu trajeto!

Todo mundo já viu como é o caminho que a pilha percorre até ser totalmente reprocessada? Vocês já sabem o que elas se tornam? Todo o material que estamos coletando gera sucata metálica, sucata plástica e muits sais metálicos! Esse cartaz está disponível para donwload. É só clicar na imagem!

Outra coisa... Vocês sabiam que podem praticar vocês mesmos todo  caminho da reciclagem de um material que usamos muito? =D Já reciclaram papel? O processo é fácil e muito divertido!



Querem aprender?
Encontrei esse site que explica muito bem!

Boa reciclagem, amigos!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma carta superespecial chegou de Minas Gerais!


Outro dia, chegou ao correio do Recarga (lá no site: www.recargaverde.com.br ) uma cartinha que eu vibrei muito! Foi escrita com muito carinho e atenção por alunos de uma escola de Lavras em Minas Gerais.

 
Publico aqui a carta para todo mundo ver o empenho desse grupo! Até me desenharam de várias formas!

----

Lavras, 5 de outubro de 2010.
Olá Recarga Verde, tudo bem com você?

Nós somos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola CEC- OBJETIVO, localizado na cidade de Lavras, Minas Gerais.

Somos crianças interessadas e que gostamos muito de aprender coisas novas. Nossa professora Michele promove rodas de conversas com leituras de textos sobre o meio ambiente. Em uma de nossas rodas, descobrimos que o lixo é um dos principais causadores do desequilíbrio ambiental. Descobrimos também que se os homens continuarem a colocar fogo em nossas matas, a camada de ozônio vai sofrer grandes alterações, colocando em risco nossas vidas, além de trazer muitos prejuízos para o meio ambiente.

Estas são algumas coisas que aprendemos em sala. Assistimos e adoramos seu filme. Ficamos sabendo que pilhas, baterias de aparelhos celulares e cabos devem ser acondicionados num coletor especial, que ainda não existe em Lavras.

Assim, queremos sua orientação e ajuda para que este tipo de lixo tenha seu destino correto e para que, juntos, façamos acontecer a consciência ambiental coletiva.



---

Vamos entrar em contato, turma! Obrigado a Professora Michele por enviar a mensagem e parabéns por toda iniciativa! Meu abraço elétrico para o Arthur, a Gabriela, a Bianca e a Giovanna!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dica de site e livro > Fala, Menino!


Vocês já conhecem? Como a semana é das Crianças, hoje a minha sugestão é a visita a um site cheio de tirinhas e atividades muito bacanas e a leitura do seu livro, muito divertido! Aborda temas sociais de forma lúdica, tornando-os acessíveis e atrativos.

"O Fala Menino! nos conta de diferenças físicas ou sociais, de superação de limites, de inclusão, de RESPONSABILIDADE SOCIAL com a naturalidade das lições que apenas a infância sabe dar."


O livro é do Selo Amarilys da Editora Manole

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Super 12 de Outubro!

Viva! Está aí um dia superespecial! O dia dos nossos amigos que vivem nos fazendo sorrir e buscar um planeta muito legal para o futuro de todos! São vocês os nossos grandes amigos coletores! Aproveitem o dia 12 e divirtam-se!


E já que o dia é de vocês, fica uma dica muito bacana, a Carta da Terra especial para Crianças! Quem não conhece, vem correndo dar uma olhadinha!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dê vida com pilhas recarregáveis!

Olá, amigos de coleta! Com o Dia das Crianças chegando, muitos novos aparelhos e brinquedos devem entrar em nossas casas, não é? Mas é importante sempre lembrar que algumas escolhas podem diminuir o nosso impacto no meio ambiente! Uma delas é o uso de pilhas e baterias recarregáveis! Elas dão energia aos nossos aparelhos por muito mais tempo e assim, evitamos o gasto de muitos materiais! Não é mesmo? Além de comprarmos pilhas recarregáveis, é fundamental verificar a sua origem, se sua marca é original e certificada!

A matéria do Guia de Produtos UOL pode tirar algumas dúvidas!

"Eletrônicos portáteis de alta performance estão aposentando uma velha conhecida dos brasileiros: as pilhas. Essas baterias, de zinco-carvão ou alcalinas, têm a vida útil encurtada devido à grande demanda de energia que os equipamentos atuais —como máquinas digitais— requerem, graças a suas múltiplas funcionalidades.

Saem as pilhas "não retornáveis", entram as recarregáveis. Normalmente feitas de NiMH (níquel-metal-hidreto), essas "baterias" têm vida útil média de mil recargas e são normalmente encontradas nos formatos AA (pequena) e AAA (palito).


A duração de uma pilha recarregável varia de acordo com o quanto o equipamento —máquinas fotográficas e MP3 players— consome de energia. A capacidade da pilha é medida em mAh. O consumo, em mA. Para saber quanto será a autonomia da bateria, basta dividir a capacidade pelo consumo. Se um equipamento consome, por exemplo, 200 mA e a pilha tem capacidade de 2000 mAh, então o tempo de vida, sem a necessidade de nova recarga será de 10 horas."
 
Ainda nessa matéria, você pode se informar como escolher um carregador, sua pilha e como tudo isso funciona!
 
Essa é nossa dica de hoje, amigos! Não basta reutilizar e reprocessar, também devemos praticar o consumo consciente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...