segunda-feira, 27 de junho de 2011

A gente liga e desliga muitas lâmpadas todo dia... Mas, quem a inventou?

Vai começar uma nova série de posts: grandes inventores!Está curioso(a) pra saber quem criou a primeira lâmpada? Continue conectado(a), vou contar!



Ele, filho de um carpinteiro e de uma ex-professora, morador da cidade de Milan Ohio – Estados Unidos, nascido em 11 de fevereiro de 1847, Thomas Alva Edison foi um dos maiores inventores da história. Inventou a lâmpada elétrica incandescente!

Além de ser vendedor de doces, sanduíches e jornais nos trens, ele construiu um laboratório onde desenvolvia suas experiências e invenções.

Como foi?

O inventor queria encontrar um filamento que ficasse incandescente durante a passagem da corrente elétrica e cobriu os experimentos com um bulbo de vidro para isolar o oxigênio. Então, após muitas tentativas utilizando um filamento de algodão carbonizado, em 21 de outubro de 1879, Thomas conseguiu manter a lâmpada acesa por mais de 40 horas, e surgia a primeira lâmpada elétrica incandescente da humanidade. Nossa, que interessante!

*Mais curiosidades*:

Thomas ficou conhecido como o inventor da lâmpada, porém criou também:

• Fonógrafo

• Micro telefone

• Telégrafo

E ainda patenteou um total de 1093 inventos, produzidos a partir de suas invenções!

• Alexander Lodygin foi quem construiu o bulbo incandescente em 1872

• Em 1878 John Wilson Swan recebeu a patente britânica da lâmpada em 1878, ou seja, também ficou conhecido como inventor, porém, sua experiência não teve bons resultados

A lâmpada elétrica incandescente realmente fez muita diferença e trouxe consigo facilidades e possibilidades para a vida moderna. Essa invenção ajudou a mudar da “Era do Vapor” para a “Era da eletricidade”.

Uau! Podemos seguir este exemplo, não é mesmo?! Se pararmos pra pensar: “por que”, “como faz”, “pra que", pensaremos em aperfeiçoar coisas que já existem, ou até mesmo em coisas que não existem e despertar o inventor que há dentro da gente.

Vamos usufruir das facilidades obtidas com as invenções com cautela e lembrem-se sempre de apagar a lâmpada quando não há necessidade de usá-la. Abra a janela e deixa a luz do sol entrar, poupe energia e cuide do meio ambiente!

Logo conto mais sobre outros inventores!

Abraços elétricos, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...