sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O frio voltou! Como poupar energia no inverno?

Olá, amigos de coleta! Estou feliz com o retorno das aulas, mas não dá para negar que nesse friozinho é dificil sair debaixo da coberta, não é? Eu sei que vocês são responsáveis e deixam a preguiça de lado para irem à escola estudar! =)

Já perceberam como os nossos hábitos mudam no inverno?

Só queremos tomar banho quente, sopa reconfortante, chocolate quente, ficar em local aquecido e tudo que nos aqueça, não é mesmo? E por esses motivos, o inverno é a estação do ano em que o gasto de energia elétrica é muito maior. Sabem por quê?

Nós passamos mais tempo dentro de casa ou locais fechados gastando energia!

Bom, já sabemos que não é legal exagerar no consumo de energia elétrica, além da conta vir com valor mais alto e os nossos pais virarem uma fera, prejudicamos o meio ambiente, pois, se a demanda do consumo é maior, há maior possibilidade de serem construídas novas usinas hidrelétricas! Isso provoca grandes mudanças na natureza, serão locais alagados onde antes eram florestas e habitat de muitos animais, modificando a paisagem e toda arotina da região... Uau! Pensando em tudo isso, que tal evitarmos?

Vejam algumas boas sugestões:

• Reduzam o tempo do banho quente!

• Somente utilizem aquecedores caso esteja muito frio e SEMPRE EM AMBIENTES FECHADOS, afim de evitar que o calor escape!

• Apaguem a lâmpada e iluminem o ambiente com a claridade natural. Abram a janela e deixem o vidro fechado pra não entrar aquele ventinho gelado!

• Avisem a mamãe e o papai para acumularem bastante roupa antes de passar, assim evita que o ferro seja ligado muitas vezes!

• Avisem também para passar primeiro as peças delicadas, depois as mais grossas e por fim desligar o ferro nos último 10 minutos e aproveitar o calor para passar peças pequenas, como as meias! Isso é legal, né?

• Reduzam o uso de secadores e chapinhas, utilize com moderação!

• Não coloquem alimentos quentes, nem abram a geladeira sem necessidade!
• Não deixem o computador ligado sem uso! Ele também merece descanso!

• Televisão ligada? Só caso estejam realmente assistindo!

É, amigos de coleta, e o melhor mesmo é brincar, correr e pular para esquentar e gastar energia do corpo!

Curiosidades:

• O ideal é utilizar aparelhos eletrodomésticos fora do horário de pico, entre as 18h00 e 22h00

• O consumo de aparelhos em stand by representa até 12% do consumo doméstico de energia

• Telas de LCD consomem menos energia do que as de plasma

• Cerca de, 64% da energia elétrica gerada mundialmente provêm de termoelétricas, 19% de hidrelétricas e 17% de termonucleares

• No Brasil 90% provêm de usinas hidrelétricas

• Avise o papai que na hora das compras ele pode optar por aparelhos que tenham o selo Procel

*Informação*

O Selo Procel de Economia de Energia foi instituído pelo decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993 e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e tem o objetivo de informar melhor sobre os níveis de eficiência energética de cada produto; esta ação estimula os fabricantes á desenvolverem aparelhos que gastem menos energia e colaborem com o meio ambiente.

E para que os produtos possam ganhar este selo, eles são submetidos a ensaios específicos, que avaliam e garantem que o produto é mais eficiente. Os critérios de avaliação estão no regulamento do Selo Procel de Economia de Energia Elétrica 2010.

Agora, amigos de coleta, vocês já estão ligados e sabem bem que que poupar energia elétrica é uma ótima maneira de prevenir impactos ambientais e ajudar o meio ambiente!

Abraços elétricos e até a próxima dica pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...