segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A coleta na Escola Bentonit União!

Que alegria receber imagens como essas! É sempre energizante ver uma turma tão engajada e participativa! Esses são os amigos de coleta da Escola Bentonit União que fica em Boa Vista, na Paraíba! Nossos amigões, muito preocupados com o meio ambiente, dando um grande exemplo: muitos minicoletores cheios de material para o reprocessamento! Que legal!

E acompanhando essas boas imagens, recebi também, por meio da engenheira Patrícia Marinho, depoimentos bem gratificantes! Olhem aqui embaixo:

"Temos muito orgulho de fazer parte deste lindo trabalho. Os depoimentos são diversos, comoventes, motivadores e as vezes engraçados. O último que ouvi, foi o de uma criança, um menino, que fazia compras com sua mãe, a diretora da escola, e passando quase que despercebido, voltou para pegar uma pilha que estava jogada na calçada. E saiu resmungando, “que não acreditava (olhe só isso! rs) q as pessoas tivessem jogado aquilo ali no chão”. Guardou a dita cuja e a trouxe para pôr no coletor da escola. Outro, a criança reclamou com a avó que havia jogado uma pilha no lixo comum, dizendo: a senhora não pode jogar isso aí vovó!! Assustada ela respondeu, que então onde ia pôr? E ele completou, “na minha escola a gente coleta e manda pra reciclagem”. Essas são algumas pérolas que ouvimos durante a nossa visita de rotina à escola."

Não é para abrir um sorrisão?



Valeu, pessoal! Eu estou orgulhoso! Parabéns a todos vocês! E também nossos parabéns à empresa Bentonit, apoiadora do Participe&Recicle, que possibilita esse grande aprendizado em escolas!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Recarga na telinha!

Se você chegou há pouco tempo aqui na Rede do Recarga, talvez não conheça nosso canal no YouTube! Tem animação sobre o reprocessamento de pilhas e baterias!

Fique conectado! Bem bacana para entender todo o caminho que a pilha percorre! Do carrinho até a tinta de cerâmica! Como assim? Corre lá para assistir!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Profissões verdes! Já pensou nisso?

Olá, amigos da coleta! Que tal um papo sobre escolha de profissão?

Dizem que as profissões relacionadas ao meio ambiente são as novas profissões do futuro, já que, os recursos naturais estão se esgotando e a poluição do ar, água e solo aumentam a cada dia. Meus amigos, então eu digo que o futuro é hoje quando atuamos em prol do meio ambiente!

Se você se interessa pelas causas ambientais, a dica é escolher uma profissão focada neste tema. Tenho algumas dicas de formação profissional relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade! Vamos passear pelas áreas?


Vejam só:

• Ciências Biológicas

• Técnico em Meio Ambiente

• Paisagismo

• Gestão Ambiental

• Educação Ambiental e sustentabilidade

• Diagnóstico e Recuperação de áreas degradadas

• Engenharia Ambiental

• Avaliação do Impacto Ambiental

• Gestão de Recursos Hídricos

• Manejo e Conservação de Fauna Silvestre

• Agronomia

• Direito Ambiental

Com esses cursos técnicos, de graduação ou especialização, o aluno pode inserir-se no mercado de trabalho através de empresas privadas ou cargo público.

Hoje em dia, quando os empresários pensam em montar um negócio, fazer uma construção conjuntamente, têm que pensar no impacto ambiental que será causado, pois Órgãos Públicos como, por exemplo, a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) fazem o licenciamento ambiental e fiscalização dos requisitos pedidos para a autorização da “obra” através do EIA/RIMA – Estudo do Impacto Ambiental e Relatório do Impacto do Meio Ambiente. Interessante, não é?

Isto implica que as empresas estão mais conscientes e que precisam ser auto-sustentáveis!
E para entrar neste mercado de trabalho, obviamente que você, futuro profissional de sustentabilidade, precisa ser ecologicamente correto, praticando atitudes também sustentáveis no seu dia- a- dia!

Achei duas pesquisas bacanas:

1ª) O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas revelou que metade dos 20 milhões de empregos que surgirão até 2030 serão “verdes”.

2ª) A Fundação do Instituto de Administração de São Paulo entrevistou 88 especialistas e 72% deles elegeram o cargo de gerente de Eco – Relações como o mais promissor dos próximos anos.

De modo geral, todas as profissões indicadas são de suprema importância ao meio ambiente e sustentabilidade, pois visam à preservação, conservação, avaliação, minimização e recuperação do meio ambiente. Tudo isso é fundamental para a continuação de uma vida saudável no Planeta Terra!

Vale à pena pensar nessas opções de profissões. Afinal, você pode trabalhar e ao mesmo tempo cuidar do nosso espaço natural! Legal, não é?

Fiquem ligados! Abraços elétrcos e até a próxima dica!

* Ah!  Se quiser compartilhar como está sendo escolher sua profissão, conte nos comentários! Será muito bacana!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Leitura ambiental - dica do Recarga!

Olá, olá, amigos de coleta! Dessa vez, minha sugestão de leitura é uma reflexão sobre a realação entre o homem e a natureza.

Pais, professores e alunos dos ensino médio vão gostar do texto de Samuel Murgel Branco, que apresenta o debate da nossa civilização atual e a dependência da natureza. Afinal, por mais que nossa sociedade conte com grandes avanços tecnológicos, a dependência sempre existirá e, é hora da relação ser positiva para ambos os lados.

Vamos à leitura?

O meio ambiente em debate - 3ª edição
Editora Moderna
ISBN: 85-16-03952-8


Fiquem ligados! Daqui a pouco tem mais dicas!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dicas verdes para o volta às aulas!

Olá amigos da coleta! Como vão todos?
As férias escolares acabaram e chegou a hora de voltarmos à escola, não é?



E eu sei que nessas férias vocês aprenderam muitas dicas de sustentabilidade!  O que acham de aprender um pouco mais e colocá-las em prática na escola? =)

Acabo de criar uma lista! E vocês deve ter muitas outras práticas para incluir!

• Leve sempre sua caneca ou garrafinha e evite o desperdício de copos plásticos.

• Leve seu lanche em potes plásticos! Assim, você pode lavar e usar de novo!

• Incentive o uso da coleta seletiva! Tem no seu colégio, não tem? Vamos separar orgânico de inorgânico!

• Aproveite até o fim os seus cadernos!

• Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos para ir ao recreio!

• Poupe água, não precisa pressionar a descarga durante muito tempo, não é?

• Apague a luz assim que sair do banheiro! Ele pode ficar escurinho quando está vazio.

• Os prefessores podem enviar comunicados aos pais por e-mail ao invés de impressos!

São inúmeras as maneiras de praticar e tornar nossos hábitos sustentáveis! Qual mais você adicionaria?

Olha só por que cada ítem é tão importante:


Economizar água - A água potável é um bem natural esgotável, ou seja, um dia pode acabar e poupando você diminui os riscos de escassez da mesma num futuro próximo!

• Popar energia – Você diminui as chances de serem construídas mais usinas hidrelétricas que causam impacto ambiental e prejudicam a natureza

Usar papel de rascunho – Você evita a utilização de papel novo, poupando a extração da matéria-prima, o eucalipto, o que evita também o desmatamento!

• Reciclar – Com a separação dos resíduos sólidos para a reciclagem, você diminui o acúmulo de lixo nas ruas e aterros sanitários!

Vamos à prática? O meio-ambiente agradece! Fiquem ligados e boa volta às aulas, amigos de coleta!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As férias chegaram ao fim... O que rolou aqui?


É, amigos de coleta, férias são demais! Mas... Chegam ao fim!

E isso também é muito bom, por que é momento de rever amigos, partilhar as boas novidades e recomeçar a rotina divertida da escola! (Ok, a gente sabe que também voltam as lições de casa e prova!) Mas é bacana aprender coisas novas, não é?

Aqui, durante todas s férias, a gente continuou aprendendo! Você ficou ligado nas dicas do Recarga? O que acha de acompanhar tudinho em um resumão?

Vamos lá! É só clicar no tema que tiver vontade de ler mais!

1. Brindaceira da garrafa: O Recarga manteve a forma e se divertiu um monte com os amigos com um vai-e-vem que ele mesmo inventou. Quer aprender?

2. Poulição do lençol freático - O que é isso?: Mini pesquisa para gente entender melhor esse tema e saber onde as pilhas entram na história!

3. Manual de boas práticas no nosso quarto! - Dá para ter um quarto mais sustentável? O Recarga enumerou algumas sugestões! Vem conferir!

Continue conectado! Tem muitas novidades para o volta às aulas chegando!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Eu protejo a natureza! > Dica de livro! Tem uma também?


Esse é um livro daqueles leves e divertidos, mas que o tema é pra lá de importante! Já dá para ver pela capa não é?

A história é a seguinte:  o Alce Verde resolve contar ao leitor a importância de proteger o meio ambiente e as espécies que vivem nele!  Além de mostrar o que é e como funciona a cadeia alimentar, como a poluição interfere nesse sistema e que ações e atitudes podem ser tomadas no cotidiano para evitar a poluição! Tudo a ver com nosso programa de coletas, não é?

Essa é minha dica de leitura de hoje! Você leu algum livro bacana recentemente? Conta pra gente!

O autor é o Jean- Renne Gombert e a editora é a Girafinha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...