quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhada educativa! Dia da Água na Bentonit União!


Ei, amigos de coleta! Trago boas novidades! Vejam só o que nossos amigos da Escola Bentonit União aprontaram no Dia Mundial da Água: uma super caminhada educativa! Que ideia boa, hein? 

A Caminhada pela Água comemorou a data de um jeito diferente e contou com o envolvimento das pessoas da comunidade! Vibrei com a ação! E tem mais uma ótima ideia: os nossos amigos aproveitaram  para  levaros mini coletores para o passeio! Afnal, preservação da água tem tudo a ver com descarte correto de pilhas! Não é mesmo? Ao reprocessarmos as pilhas, evitamos que  metais pesados poluam esse recurso natural fundamental!

Muito bacana! Foi demais receber as fotos e relatos!
Obrigado e parabéns, pessoal!

terça-feira, 29 de março de 2011

700 pessoas se reuniram na Câmara para o lançamento Identidade Jovem!


Viva! O lançamento do filme "Identidade Jovem" aqui em São Paulo foi um sucesso! A Câmara Municipal recebeu 700 pessoas para essa interessante sessão!

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo lotado marcou o lançamento do filme documentário "IdentidIdentidade Jovem - Formação Humanista de Jovens como Garantia da Sustentabilidade, Identidade e Protagonismo Civil", cujo projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura".


Estiveram presentes ao evento, além do presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto, Ari Foletto, Presidente da Associação Brasileira de Ontopslogia (ABO), Josiane Barbieri, Vice-Presidente da ABO, de Atibaia, José Bernardo Denig; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, José Luiz Fraia; o vice-prefeito de Cabreúva, José Mauro de Oliveira; o representante da Coordenadoria da Juventude Luciano Soares; alunos das escolas EMEF Celso Leite Ribeiro Filho; Clube Escola Perus; e membros da Associação Comunitário Nova Heliópolis.

Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Para mais informações e também para assistir ao filme: http://www.identidadejovem.com.br/

sexta-feira, 25 de março de 2011

Divulgação bacana no Guia Escolas!

Estão lembrados do lançamento do filme Identidade Jovem, amigos de coleta? O convite está aqui no post abaixo! E hoje, foi publicada no Portal Guia Escolas, uma matéria que fala mais detalhes e informações sobre seu tema e também quem participa do documentário. Vamos lá ver? Confiram aqui.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Convite - Lançamento do filme "Identidade Jovem"


O Recarga e sua equipe gostariam de convidar todos os alunos, professores e coordenadores para o lançamento do filme documentário "Identidade Jovem"! Venham acompanhar interessantes relatos e histórias de jovens engajados e preocupados com a nossa sociedade e sustentabilidade!

Esperamos por vocês! A entrada é gratuita.

Boa semana para todos!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Vamos fazer compostagem! Vocês conhecem?



Olá, amigos da coleta! Como vão? Hoje minha dica é sobre compostagem! Alguém já ouviu falar sobre? Sabem o que é? Então vou explicar!

Compostagem orgânica é um processo de aproveitamento de restos de materiais orgânicos, como por exemplo: Verduras, cascas de frutas, de ovos, folhas, talos e outros. Já que todo matéria orgânica é definida como matéria de origem animal e vegetal, e pode ser utilizada como adubo para as plantas.

Veja como fazer em casa ou na escola:

1º Escolha um local no solo sombreado sobre a terra (pode ser um canto do jardim sem plantas)

2º Pique quase todo o material orgânico, deixando algumas folhas maiores

3º Comece fazer as camadas. Coloque as folhas maiores em contato com o solo, se possível folhas grandes e inteiras

4º Por cima acrescente os outros resíduos menores, restos de frutas, verduras, cascas, talos e folhas

5º Depois coloque mais uma camada de folhas grandes, folhas de bananeira, palmeira, palha. Isto servirá para proteger os materiais de chuvas fortes e ressecamento

6º Regue e mantenha tudo sempre úmido

7º Misture o composto com a terra a cada três dias

Após alguns dias o composto estará aquecido, isso acontece devido à atividade de decomposição que libera energia em forma de calor. Ao final da decomposição origina-se um material rico em nutrientes.

• Lembrem-se: Faça todo o processo com luva plástica para evitar contato direto com o material!

 

Saiba a importância da compostagem:

• Enriquece o solo com nutrientes para as plantas

• Reduz a quantidade de lixo orgânico nos aterros sanitários

• Auxilia na estrutura do solo

• Ajuda na aeração e habilidade do solo reter água e nutrientes

Você sabia que:

• O Brasil joga fora cerca de 1.000 toneladas de lixo diariamente, sendo que mais de 50% são provenientes de restos de alimentos urbanos.

Pois é, o aproveitamento da fração orgânica para produção de adubo, além de melhorar a fertilidade do solo, reduz o acúmulo do mesmo e os custos na produção agrícola.

Agora que vocês já aprenderam, mãos à obra! A mamãe e a vovó vão adorar um jardim rico em nutrientes e cheio de flores.

Abraços elétricos e até a próxima dica!

* O Projeto Vida fez parte da primeira fase da campanha. Tem mais boas ideias compartilhadas pelo colégio aqui! *

terça-feira, 15 de março de 2011

Já aderiu à carona coletiva?

E aí, amigos de coleta! Como foi a volta às aulas após o carnaval?

Tem quem fale que nosso ano só começa depois desse feriado, não é? Tudo bem que todos nós já estávamos a toda nos estudos, coleta e brincadeiras! Mas... Já que o ano começou para valer, que tal colocar bons projetos em prática?

Já organizou aquela carona coletiva com os amigos da sala? Lembram-se quando comentamos de todos os benefícios ao meio ambiente ao pouparmos carros na rua?


Vocês sabiam que: O Gás Carbônico,gás liberado na queima do combústivel, é encontrado na atmosfera numa proporção em torno de 0,04% e serve de matéria prima para a atividade fotossintetizante das plantas clorofiladas. Porém com o excessivo aumento da emissão desse gás causado pelas indústrias e automóveis ocorre a poluição do ar.

E minha amigona bióloga foi atrás de mais informações interessantes sobre o assunto!

Confiram as dicas:

• Manter os pneus calibrados, pois, pode diminuir em mais de 3% o consumo de combustível

• Regular sempre o motor do carro, pois funcionando corretamente consome menos combustível e conseqüentemente a emissão de gases causadores do efeito estufa

• Ao comprar um automóvel, dar preferência para veículos sejam mais econômicos

• Se possível deixar o carro em casa e usar o transporte público, ir a pé ou de bicicleta

• De carro, dar carona aos colegas e fazer revezamento! < Isso a gente já sabe bem!

Vamos colocar tudo isso em prática?


Ah! Tem mais: Que tal uma dica de leitura sobre aquela amiga que ajuda a melhorar nosso ar absorvendo CO2? Quem é mesmo? A árvore!

Sugestão de leitura para os pequenos: ÁRVORE DA VIDA - Editora Melhoramentos - sobre a biodiversidade da vida no Planeta.

Bom retorno às aulas, amigos!
Até a próxima dica! =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...