sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tudo se aproveita! - Dica n°7 do Manual de Boas Práticas!


Amigos de coleta, boa tarde! Hoje é dia de preenchermos mais um capítulo do nosso Manual de Boas Práticas! O tema da dica n°7 é superimportante! Vou começar com uma perguntinha: Vocês aproveitam bem todo o alimento ao prepararem receitas gostosas em casa ou na escola?

Está aí o nosso assunto de hoje: melhor aproveitamamento dos alimentos! Muitas pessoas podem nem se dar conta, mas desperdiçamos grande parte dos alimentos ao descartar restos de frutas, talos de legumes, cascas ao preparar nossas refeições!

Segundo nutricionistas, são nas cascas e talos, que se concentram as maiores quantidades de vitaminas, sais minerais e proteínas! Tudo isso pode ser aproveitado! Essa pequena prática contribui com a nossa alimentação e também evita o desperdício! Essa dica está diretamente ligada ao Objetivo 1 dos ODM, que visa acabar com a fome e com a miséria!

O programa “Mesa Brasil Sesc São Paulo”, é uma iniciativa permanente de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários e dá boas dicas e instruções de como podemos aproveitar melhor as frutas e hortaliças.

Vejam como podem contribuir!

Ao limpar hortaliças como acelga, salsão observar se estamos cortando as folhas bem rentes ao talo. Muitas vezes cortamos 10 cm das folhas, próximas ao talo, desperdiçando boa parte da hortaliça.
Folhas externas do repolho (folhas verdes) normalmente são descartadas. A folha mais externa do repolho deve ser descartada, devido á utilização de agrotóxicos.. As demais folhas verdes, podem ser utilizadas em sopas, molhos, refogados, etc. Caso a preparação seja a partir de repolho orgânico todas as folhas deverão ser aproveitadas.

Utilize os talos e as ramas das hortaliças:
-Talos de salsinha podem ser adicionados a diversos tipos de pratos.
-Ramas de cenoura transformam-se em bolinhos, tortas, sopas.
-Rama de rabanete ou nabo pode ser feita com shoyu e azeite.
-Rama de beterraba transforma-se em refogado, e é laxante.
-Talo de couve pode fazer parte da jardineira de legumes ou sopa.

Alguns tipos de cascas de frutas ou legumes podem ser utilizados com sucesso na culinária, em diversas preparações como:
- Casca de banana quando em bom estado pode ser ingrediente de um bolo delicioso.
- Casca de limão pode ser ralada e congelada, enriquecendo posteriormente o sabor de pães, bolos, chás, etc.
- Casca de laranja resulta em excelente doce cristalizado ou licor.
- Casca de abacaxi vira suco.

No seu site, vocês poderão conferir receitas bem gostosas!

O que acharam da dica n°7! Vamos agir, amigos! Todos podem contribuir e evitar o desperdício!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...