terça-feira, 17 de maio de 2011

Arquitetura Sustentável



 Olá, amigos de coleta! 

Vocês já imaginaram quantas casas e prédios residenciais ou comercias existem no Brasil? E no mundo? Uau! Esse número deve ser enorme! E cada construção requer recursos naturais para ser erguida e também para ser mantida, não é mesmo?  É preciso água, cimento, vidro, madeira, energia elétrica e muito mais para se manter essas estruturas.
O legal mesmo é quando essa construção apresenta uma arquitetura sustentável!


Já ouviu falar desse termo?

Arquitetura Sustentável: é toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental, ou seja, uma construção que não agride tanto o meio ambiente.


Para ser sustentável, os arquitetos procuram materiais alternativos aos que degradam o meio ambiente. Nessas obras, utilizam-se materiais certificados, ecologicamente corretos e reciclados. Além disso, deve existir o tratamento e destinação correta de todos os resíduos gerados! Muitas vezes, materiais usados são reutilizados para fabricação de tijolos, reduzindo os custos e a necessidade de descarte desses resíduos em aterros sanitários. Interessante, não é? Mas isso é só um dos bons exemplos!

Outro fator importante, que deve ser sempre lembrado, é o uso racional da água! Em construções sustentáveis, são criados sistemas de reaproveitamento da água da chuva por captação (podem ser instaladas sisternas, que são como caixas d’água instaladas no solo e ligas às calhas dos telhados!), a água coletada é utilizada para descargas sanitárias, para lavar áreas externas e regar plantas. Muito legal, não?

Já para poupar energia elétrica, os arquitetos pensam até no posicionamento da casa para receber maior incidência da luz do sol, para que o ambiente fique mais iluminado e por mais tempo! Isso é superimportante!  Dessa maneira, não é preciso acender a lâmpada com frequência, certo?  A energia solar também é bastante utilizada. O uso de placas solares está crescendo no Brasil!  Com o uso de técnicas e tecnologia sustentáveis, os novos prédios estão cada vez mais eficiente energicamente!


Você sabia que:


* A utilização da água da chuva pode chegar até 30% de economia em relação a uma construção comum que não utiliza este método?

* A arquitetura sustentável surgiu em 1970?


A arquitetura sustentável se preoucupa com:


* Utilização de materiais recicláveis, atóxicos e reutilizaveis

* Minimização e redução de resíduos

* Promoção da efiência energética e alternativa

* Redução do consumo de água e energia elétrica

* Avaliação do impacto ambiental em toda decisão, a fim de evitar danos à água, ar, solo e ao ecossistema de modo geral.

Divulgue estas informações para seus amigos e promovam a arquitetura sustentável. Fale com seus pais sobre os benefícios ao nosso lar, o meio ambiente!


Links legais para pesquisa:






Continuem conectados, amigos de coleta!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...