segunda-feira, 30 de maio de 2011

Importante: baterias e pilhas piratas não!

Olá amigos da coleta! Como estão? Hoje a dica é sobre a importância do uso de pilha certificada. Um papo bem importante! Já ouviu falar sobre? Então, vou explicar melhor...

Há um tempo contei pra vocês sobre as partes integrantes das pilhas, a poluição do lençol freático e o porquê elas devem ser descartadas no coletor do Recarga Verde, se lembram?

As pilhas contém metais pesados que contaminam o meio ambiente. Porém, desde, 1º de janeiro de 2001 a fabricação, importação e comercialização das pilhas e baterias passaram a atender novos limites, sendo a tolerância de mercúrio de 0, 010% quando forem do tipo alcalina - manganês e zinco – manganês e 0,05% de cadmo e 0, 200% de chumbo. Já a pilha pirata possui mais chumbo e mercúrio e que o tolerado pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, além de que elas duram menos do que as pilhas certificadas, o que gera um circulo vicioso acelerado de compra e descarte desse lixo químico, que acaba indo parar no meio ambiente e poluem e muito, isso, sem falar nos perigos à saúde e a biocumulação.

Biocumulação: É quando os materiais possuem o efeito cumulativo na cadeia alimentar o que pode causar intoxicação até nos seres humanos.

Por esse e tantos outros motivos, é que devemos utilizar pilhas certificadas que estejam dentro dos padrões Nacionais exigidos. E depois que a energia acabar, descartá-las para a coleta do Recarga.

Você sabia que:

• De acordo com a Associação Brasileira de Indústria e Eletrônica (Abinee), as pilhas piratas vêm principalmente da China e representam quase 40% do mercado Brasileiro.

• No Brasil, dois fabricantes de pilhas obedecem todas as normas legais em vigor, são a Rayovac e a Panasonic, além da Duracel e Everest que são importadas e cadastradas pelo IBAMA.

Fique ligado quando for comprar pilhas e preste atenção nas seguintes características:

As embalagens das pilhas devem conter:

• Informações sobre descarte

• Prazo de validade

• Fabricante

E se o produto for importado:

• País de origem

• Nome do importador

• Além de todas as especificações escritas em português!

Agora que você já sabe diferenciar a pilha certificada da pilha pirata, avise seus pais e amigos! Evite a poluição dos recursos naturais e o perigo à saúde. Faça sua parte e ajude a preservar a natureza!

Abraços elétricos e até a próxima dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...