segunda-feira, 18 de julho de 2011

Celular, como e quando foi inventado? Use bem e descarte-o corretamente!

Olá, pessoal! Como vão? Já deram uma ligadinha para um amigão hoje? Quantas vezes já conversaram com uma pessoa que está bem longe por um telefone sem fio? Hoje nem dá para imaginar a vida sem essa facilidade, né? É muito útil e interessante, não é mesmo? E vocês já pararam pra pensar quem criou esta importante tecnologia?

Aliás... Sabem quem inventou o celular? Vou contar!



No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, na época diretor do projeto da empresa Motorola, cria o celular e mostra que era possível desenvolver aparelhos totalmente móveis. (Que legal, hein?)

A ideia já havia surgido antes, assim como muitas das invenções, alguns pesquisadores faziam experiências recorrendo a células de transmissão para aumentar as chances de se fazer uma ligação de um telefone móvel, mas ainda estavam longe de desenvolver o telefone celular propriamente dito.

Como foi o processo?

Em 1975, o celular foi registrado como patente de Martin Cooper, reconhecido então, como o “pai” do telemóvel.

Como a tecnologia não era tão avançada como hoje o aparelho desenvolvido era muito grande, chamado de DynaTACTM Cellular Phone, pesava 1089gr, tinha 23 centímetros de comprimento e 13 de largura. Nossa! E tem mais, o tempo de uso era bem restrito, só podia ser utilizado por cerca de 10 a 20 minutos, pois, a bateria ficava sem carga e era preciso em torno de 10horas para ser recarregada. Quanto tempo!

Mas... Pensando bem, se não houvesse essa criação poderíamos não ter os celulares que utilizaos hoje em dia.

E como funciona esse aparelho?

O celular é um aparelho que funciona a partir de ondas eletromagnéticas, elas permitem a transmissão de voz bidirecional dividida em células por áreas geográficas, ou seja, através da transmissão de ondas que transporta energia, um celular entra em contato com outro aparelho, já que, cada um possui um chip ou código único.

• Ondas eletromagnéticas: São ondas formadas pela combinação do campo magnético e elétrico e se propagam no espaço um em relação ao outro e na direção da propagação da energia. Hum... resumindo: São ondas de radiação de energia que se propagam de um ponto à outro e seus efeitos variam de acordo com sua frequência.

Fiquem ligados nessas curiosidades!

• A 1ª chamada feita por um telemóvel celular foi feita em 1973 por Martin Cooper

• A tecnologia digital nos celulares permite que mensagens sejam enviadas

• SMS significa “Short message service”, traduzindo, “Serviço de mensagem curta”

• Em 1992, no Reino Unido foi enviada a 1ª mensagem de um computador para um telefone celular

• No Brasil a 1ª ligação foi feita no Rio de Janeiro em 1990, ano em que o país já contava com pelo menos 700 aparelhos habilitados

 

Vamos utilizar de forma consciente!

Hoje em dia, os celulares são pequenos, leves e cheios de novidades! São agendas, mp4, máquinas fotográficas, mini computadores e até video games, não é?   Segundo a empresa sueca, Ericsson: “O mundo já tem 5 bilhões de telefones celulares”. Que número gigante! 

Com tantos aparelhos no Planeta, precisamos saber como utilizar bem, não é mesmo?

1º Vamos comprar apenas se  houver real necessidade

2º Tentem não trocar o celular somente porque surgiu um modelo novo, evite trocas excessivas. Este ato gera muito lixo eletrônico, já pensaram nisso?

3º Caso o celular esteja quebrado e não tenha mais utilidade, descartem-o de forma correta e evite a contaminação do solo e água

O que fazer se não tiver reparo?

Não descarte o celular em lixo comum, pois sua bateria possui metais pesados que contaminam o meio ambiente. Siga o exemplo da iniciativa Recarga Verde que arrecada e recicla pilhas, baterias e outros inservíveis eletrônicos! Guarde o seu aparelho e bateria até descartá-lo de forma correta, ok? Assim, suas partes poderão ser reutilizadas ou reprocessadas! Bem legal para o Planeta!

Desse jeito, a invenção é superbacana para vocês e também amigona da natureza! Que tal se tonrar um amigo de coleta?


Abraços elétricos e até a próxima dica, pessoal!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...