terça-feira, 5 de julho de 2011

Como funciona uma placa de energia solar?


Olá, amigos da coleta!

Vocês se lembram, de quando conversamos sobre “Arquitetura Sustentável” e quais considerações devem ser tomadas para prevenir impactos ambientais negativos nas construções?

 
Uma dessas maneiras é utilizar placas solares para geração de energia.

Sabem como funciona? Vou explicar!


Existem dois tipos de placas ou coletores solares:A) Placa que absorve a luz do sol e a transforma em calor, e geralmente, usada somente para aquecer água

B) Placa que converte a energia do sol em eletricidade

No caso da conversão de energia solar em calor, as placas coletoras são responsáveis pela absorção da luz do sol. Então, elas captam o calor e esquentam as tubulações que geralmente são feitas de cobre e ficam interligadas com as placas. A água que está dentro das tubulações, em contato com o calor, esquenta e vai para o reservatório do aquecimento solar e pode ser utilizado para um banho quentinho.


Já na conversão em eletricidade, as placas são compostas por células fotovoltaicas, que possui materiais semicondutores, como o silício. Quando os fótons (partículas da luz solar) se encontram com as células fotovoltaicas é provocado um deslocamento dos elétrons que gera corrente elétrica, que fica conectada a uma bateria. E energia elétrica está gerada!

Resumindo:
• As partículas de luz solar se chocam com os átomos do material semicondutor da placas
• Os choques se deslocam e a energia gerada carrega a bateria

Coisas bem interessantes:


• Cada metro quadrado fornece 170wtts de energia
• A utilização da energia solar ajuda a diminuir a demanda de energia elétrica
• As placas de energia solar não poluem durante o uso
• A utilização destas placas promove a eficiência energética e alternativa

Agora que vocês já estão ligados em geração de energia por placas solares, espalhem esta dica para seus amigos e avise seus pais sobre os benefícios de fazer essa instalação.

Abraços elétricos e até a próxima!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...